Página Inicial Notícias Vamos brincar? – Psicólogas do CSC desenvolvem projeto para mostrar a importância do brincar na Infância

Notícias

28 FEV

imagem de capa Titulo

Vamos brincar? – Psicólogas do CSC desenvolvem projeto para mostrar a importância do brincar na Infância

Educação Infantil

Engana-se quem pensa que brincando a criança não aprende. Aprende e muito. Através das brincadeiras, os pequenos experimentam um mundo de possibilidades, desenvolvem autonomia e a sociabilidade, além de estimular o sistema cognitivo e motor. Basta que sejam instigadas e as crianças respondem de maneiras surpreendentes. Foi com essa proposta que as psicólogas do Colégio Santa Catarina (CSC), Anna Paula Gomes e Fernanda Pedroso, iniciaram o projeto “Brincar como experiência de aprendizagem” que, a princípio será desenvolvido com crianças, pais e professoras do Maternal.

Imagem   Imagem

O objetivo é criar um ambiente propício onde as crianças serão estimuladas a desenvolver a sensorialidade e a corporeidade através do brincar. “Estimular a imaginação, a curiosidade em explorar o ambiente, a espontaneidade, o espaço, a iniciativa. Incentivar a expressão das vivências. Perceber os aspectos infantis que necessitariam da atenção dos professores. Esses são alguns dos nossos intuitos com esse trabalho”, explica Anna Paula.

Imagem

Os primeiros passos já foram dados. Em sala de aula, as psicólogas cantaram e contaram história com as crianças. “A princesa que não queria brincar” foi o conto escolhido e adaptado pelas psicólogas para iniciar a sensibilização. A história infantil fala de uma criança que, apesar de ter todas as condições ambientais e materiais, não conseguia brincar. Com o desenrolar do enredo, ela descobre que não é a única criança do reino e convida outra criança para brincar com ela. “Nesse momento da partilha sobre a história, nós convidamos as crianças a brincarem no parquinho. Vamos todos em fila, de mãos dadas, cantando a música Cordão Dourado”, relata Fernanda.

Chegando ao já conhecido parquinho, as crianças são surpreendidas com vários outros novos brinquedos espalhados pelo local, como tecidos coloridos, petecas gigantes, bonecas de pano, carrinhos e cavalinhos de madeira, lanternas pendentes e muitos outros elementos lúdicos confeccionados com material reciclável. “Tivemos um momento para as crianças brincarem livremente e descobrir esses novos objetos. E o interessante foi perceber como elas se encantaram com coisas simples, como os tecidos que esticamos. Teve uma menina que segurou no colo o máximo de bonecas que pode e ficou andando com elas de um lado para outro, como se aquilo fosse algo muito importante para ela. Ou seja, a criança necessita de brincar, e coisas simples a intertem. Não podemos deixar que a tecnologia em excesso tome esse lugar”, afirma Fernanda. 

Imagem   Imagem

O projeto terá andamento, agora, com um encontro com os pais, previsto para a próxima semana, e também uma capacitação com o corpo docente do Maternal. “Nós queremos propiciar às famílias um momento de descontração e espontaneidade, onde os pais possam acessar sua memória infantil e partilhar as experiências vividas. É uma forma de mostrar a eles o que as crianças aprendem quando brincam. Já com as professoras, queremos estimular uma reflexão sobre o ato de brincar: o que deve ser observado, o que precisa ser estimulado no ambiente, qual deve ser o suporte do adulto, o que a criança desenvolve quando brinca, etc. É um projeto feito com muito carinho, muito bem amarrado e esperamos que gere muitos bons frutos”, anseia Anna Paula. 

Imagem   Imagem

* Outras informações, com a Assessoria de Comunicação do CSC, pelo telefone 2101-9867.

 

Colégio Santa Catarina © 2019 Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Logotipo Emedia