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23 ABR

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Tragédia de Brumadinho – Mineradora Vale é ré em júri simulado promovido por alunos do 8º ano

Ensino Fundamental II

Um juiz, advogados de defesa e acusação, testemunhas a favor e contra e uma ré. Assim foi realizado o júri simulado dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Catarina (CSC) sobre a tragédia de Brumadinho, cujo objetivo era julgar a empresa responsável pela exploração do minério no local, a Vale do Rio Doce. A atividade foi proposta pela professora de Ciências, Juliana Amorim, no contexto da Campanha da Fraternidade 2019. “Foi muito produtivo o trabalho, os alunos apresentaram argumentos bem relevantes para defender e acusar a Vale”, ressalta a docente.

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Segundo Juliana, o trabalho começou com a exibição, em sala de aula, de um documentário chamado ‘Brumadinho: quando o lucro Vale mais’. Os estudantes também receberam uma folha com algumas questões sobre o assunto, desde o papel da Vale na sociedade, até os impactos socioambientais ocasionados pela atividade mineradora. Depois de toda essa contextualização e explicação feitas pela professora, as turmas foram divididas em dois grupos por meio de sorteio: um de acusação e outro de defesa. Quem manifestou interesse se assumir os papéis do júri, como juiz, advogados, testemunhas, também foram escolhidos por sorteio. Tivemos, ainda, alunos que fizeram o papel de escrivães durante o julgamento, de repórteres responsáveis pela cobertura do evento, além do próprio corpo de jurados. Todos assumiram nomes fictícios, escolhidos pelos próprios estudantes.

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“Uma vez feita toda essa divisão de tarefas, os alunos tiveram alguns dias para realizar suas pesquisas e levantar argumentos, fosse de defesa ou acusação. E depois, no laboratório de informática, cada aluno teve que fazer um relatório para minha avaliação. Só depois disso é que vivenciamos, no Salão de Esportes, o júri”, explica a professora. Outro detalhe interessante é que os participantes puderam se vestir a caráter, de forma bem social, como se realmente estivessem em um tribunal.

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Ao final, o júri se reunia para dar o veredicto, a partir da análise dos argumentos apresentados por cada um dos advogados. Em metade das turmas a acusação venceu o julgamento e, na outra metade, a defesa sagrou-se vencedora. Resultado que, segundo a professora, mostra o quanto os alunos, que ocuparam os diversos papéis do júri, empenharam-se em suas pesquisas. “Outro fato interessante foi o empenho dos alunos em suas representações, alguns alunos se destacaram ao representarem testemunhas de defesa e de acusação. Tivemos um aluno interpretando um venezuelano que trabalhava na Vale, um outro se fez de dono de açougue do município acusando a empresa, dono de pousada acusando e defendendo, trabalhadores da Vale acusando e defendendo, além de moradores de Brumadinho que se dividiam entre defesa e acusação”. 

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*Outras informações, com a Assessoria de Comunicação do CSC, pelo telefone 2101-9867.

 

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