Página Inicial Notícias Talento do Xadrez - Aluno do CSC representará Minas Gerais nos Jogos Escolares Brasileiros

Notícias

14 AGO

imagem de capa Titulo

Talento do Xadrez - Aluno do CSC representará Minas Gerais nos Jogos Escolares Brasileiros

Ensino Fundamental II

 “O Xadrez é uma grande fonte de aprendizado. Ajuda no foco, na concentração e no crescimento”. Essa frase é o que define a paixão de um jovem estudante do Colégio Santa Catarina pelo esporte. Matheus Mendes Domingues Ribeiro, de apenas 14 anos, coleciona medalhas, troféus, participações em campeonatos e grandes vivências no mundo do Xadrez.

O aluno conta que o interesse pelo jogo surgiu no colégio, e se intensificou por conta da paixão por competições. Sua história com o esporte começou há cerca de três anos, com a participação na Liga X (torneio que envolve escolas de Juiz de Fora e região), e logo depois ele já começou a disputar campeonatos nacionais e internacionais.

O atual líder da categoria sub-15 da Liga X, bicampeão dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) e também campeão brasileiro de Xadrez escolar terá, em novembro, a oportunidade de competir novamente em nível nacional, representando, junto com outros 3 jovens, o estado de Minas Gerais nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB'S). 

Para Matheus, o Xadrez é sua grande paixão e já está inserido em sua rotina. Hoje, além das competições que participa, ele também se dedica diariamente em aulas na internet. E todo esse sucesso não vem só da sua dedicação. Matheus também destaca que o apoio da família e do colégio são fundamentais para que ele se desenvolva cada vez mais como enxadrista, como aluno e como ser humano. 

O Xadrez como prática pedagógica é um importante aliado para a educação integral do aluno. O esporte ajuda a desenvolver diferentes habilidades e inteligências, auxiliando na imaginação, na criatividade e na comunicação. “O xadrez trabalha não só a concentração e a memorização. Ele ajuda na autoestima, no pensamento crítico e na socialização dos estudantes. Com a prática, o aluno consegue desenvolver também a sua capacidade organizacional, gerenciando melhor o seu tempo. Ele ganha uma percepção ampla de tudo o que acontece a sua volta”, comenta o professor de Xadrez do CSC, Haroldo Guimarães.

O Colégio Santa Catarina parabeniza, mais uma vez, o desempenho do Matheus e deseja muito sucesso em seus próximos desafios. 

Imagem   Imagem

O enxadrista exibe as duas últimas medalhas conquistas no JEMG. A de Ouro, fruto do 1º lugar no torneio principal e a de Prata, que ganhou pelo desempenho em outro tipo de competição, mais leve e divertida, que também é realizada no Estadual. 

 

Colégio Santa Catarina © 2019 Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Logotipo Emedia