Página Inicial Notícias Superprotetores da Natureza – Crianças da Educação Infantil do CSC ganham capa para defender meio ambiente

29 SET

Educação Infantil

Toda criança pode ser o super herói que quiser. E aqui no Colégio Santa Catarina todas, juntas, são os Superprotetores da Natureza. Do maternal ao segundo período, todos os alunos ganharam uma capa para incutir o personagem. A iniciativa é a culminância de um projeto que teve início com a Campanha da Fraternidade. “Todos os anos nós fazemos esse tipo de trabalho de conscientização, mas este ano pudemos intensificar as atividades devido ao tema da campanha, que falou de natureza e é algo fácil de as crianças assimilarem”, conta a supervisora educacional Joana D’Arc Bomtempo.

Várias atividades foram realizadas ao longo do ano, não só com relação ao respeito e cuidado com a natureza e com tudo o que está ano nosso redor, mas também foi trabalhado o cuidado consigo mesmo: higiene pessoal e bucal, alimentação saudável, o combate ao desperdício de água e de luz. “Aí a gente engloba um monte de coisas e por isso eles foram promovidos a superprotetores da natureza. Eles ganharam a capa de super heróis para poderem defenderem o meio ambiente”, ressalta Joana.

O projeto dos Superprotetores da Natureza foi elaborado pela professora Cida e incrementado pelas demais professoras, que confeccionaram as capas a partir de feltro, material pedido aos pais no início do ano. Depois de trabalhar bastante o assunto em sala de aula, as crianças foram surpreendidas com as capas de super herói no dia 22 de setembro, não por acaso dia da árvore e também início da primavera. E para marcar a data, todas as turmas deram um abraço simbólico na árvore do nosso parquinho, marcando o compromisso de cada um como defensor da natureza.

Se as crianças gostaram? Essa é uma resposta que a gente deixa para as famílias. Mas algumas professoras contaram histórias interessantes. A Bruna, por exemplo, professora do maternal, disse que deixou as capas em cima das mesinhas e quando as crianças entraram foram surpreendidas com o presente. Aí ela perguntou: “Quem será que deixou essas capas para vocês?”. E um aluno respondeu imediatamente: ‘Foi o curupira’. “Isso porque em agosto nós trabalhamos com eles o folclore. E o curupira é o protetor da floresta. Mas esses entes folclóricos costumam amedrontar. Porém, o trabalho foi feito de uma forma tão bacana, que nos rende essas histórias interessantes e nos mostra que houve um aprendizado”, afirma a supervisora.

Outro caso foi presenciado pela Rose, professora do 1º período. Enquanto ela estava no parquinho com sua turma dando o abraço na árvore, um aluno começou a chorar porque viu folhas caindo da árvore e pensou que assim ela morreria. Teve também o relato da professora Alessandra. A filha dela está no maternal e quando vai tomar banho já quer logo fechar o chuveiro para economizar água. A menina também fica regulando a mãe na hora de lavar loiça. “São fatos que nos deixam muito gratificados porque é a prova de que o trabalho está tendo resultado além dos muros da escola”, destaca Joana.

O encerramento do trabalho também teve um passeio pelas áreas verdes do Colégio e piquenique na pracinha, onde as crianças puderam observar os pássaros, o chafariz e as plantas. Além das atividades comuns a todas as turmas, cada período também realiza trabalhos à parte, pertinentes à idade das crianças. Os alunos do 2º período, por exemplo, confeccionaram um lindo painel formando uma árvore feita com pinturas das mãozinhas deles.  Segundo a supervisora, esse trabalho de conscientização ambiental é feito sempre, mas a cada ano é dado uma cara nova e cada faixa etária desenvolve uma atividade diferente, tudo dentro do mesmo projeto.