Página Inicial Notícias Solidariedade que contagia – Alunos do 5º ano desenvolvem trabalho que busca contribuir para um mundo melhor

30 ABR

Ensino Fundamental I

O trabalho foi desenvolvido nas aulas de Artes da professora Andréa Rodrigues. Segundo ela, os alunos do 5º ano manifestaram a intenção de contribuir, de alguma forma, para fazer diferença na vida do próximo. “A semente foi plantada durante as atividades sobre a Campanha da Fraternidade em que fizemos uma reflexão bastante proveitosa sobre o desastre com a barragem da Vale em Brumadinho. No levantamento de ideias sobre que tipo de trabalho poderiam fazer, em uma das turmas surgiu a lembrança do trabalho com caixas de fósforo feito e exposto pelo Fundamental II no final do ano passado, sobre generosidade. Sem querer, durante as minhas pesquisas, encontrei dois vídeos que mostravam a diferença que um ser humano pode fazer na vida de outro. E lembrei-me do desejo do 5º ano em fazer um trabalho semelhante ao que viram exposto no ano passado”, relata a professora.

Nascia, então, o desafio, que tem por nome o belíssimo pensamento de Gandhi: “Seja a mudança que você deseja ver no mundo”. Após assistirem aos dois vídeos, as turmas de 5º ano refletiram e conversaram sobre fazer a diferença, sobre ser a diferença no mundo. Se realmente queremos que nosso mundo mude, que seja diferente e melhor, devemos começar a mudança em nós mesmos, em nossas atitudes. A proposta, segundo Andrea, foi cumprir um desafio, por uma semana: fazer do cuidado para com os outros e com o planeta uma prioridade.

Imagem  Imagem  Imagem

Mas como fazer isso? Simples. Basta observar as pessoas e situações cotidianas para tentar fazer a diferença pelo menos uma vez por dia. Sendo assim, os alunos montaram pequenos livros em formato de coração e levaram esse desafio como dever de casa por sete dias, registrando seus gestos em desenhos. Após conversar sobre o dever feito, ficaram encarregados de serem multiplicadores dessa ideia. Os livros foram expostos num painel no Colégio por alguns dias e depois, dois representantes de cada turma visitaram as salas de 1º ao 4º ano, para divulgar o desafio e entregar o livro aos colegas, para que esses também pudessem registrar seus gestos. Um belo trabalho que nos enche de orgulho. Uma verdadeira corrente do bem que não pode ser rompida.