Página Inicial Notícias Releitura de obras – Creche Monteiro Lobato realiza trabalho que amplia universo cultural das crianças

Notícias

21 AGO

imagem de capa Titulo

Releitura de obras – Creche Monteiro Lobato realiza trabalho que amplia universo cultural das crianças

Obras Sociais

A Creche Monteiro Lobato (CML) está realizando um esplendoroso trabalho de releitura de obras com as turmas de três anos. Uma oportunidade de as crianças ampliarem seu universo cultural, conhecendo a biografia e o trabalho de pintores renomados, como Tarsila de Amaral, Gustavo Rosa, Romero Brito e Alfredo Volpi. O projeto busca não apenas estimular a percepção das artes, mas também valorizar o trabalho das crianças e sua autoestima, incentivando suas aptidões e estimulando sua criatividade.

Imagem   Imagem

A coordenadora da Creche conta que a ideia surgiu a partir da Secretaria Municipal de Educação que, com a mudança da Base Nacional Comum Curricular, solicitou que o trabalho nas creches municipais focasse na leitura, na escrita e em linguagens. “Então, pensamos em trabalhar com releituras, porque dá para desenvolver, além da questão cultural, formas, cores, texturas e também a linguagem. Lançamos o desafio para as quatro educadoras, que receberam a proposta com muita alegria, porque sabíamos que daria para trabalhar com muita coisa. E elas tiveram a liberdade de escolherem o artista com que queriam trabalhar”, explica Nathalia Oliveira. 

Imagem   Imagem

Imagem

Tarsila do Amaral foi a escolha da educadora Marcela Neves, que já trabalhou com as crianças obras como, ‘Operários’ e ‘O ovo’. Já Adriana Melo optou por Alfredo Volpi e recriou com as crianças o ‘Barco com bandeirinhas e pássaros’. Márcia Mattos escolheu o colorido e as formas de Romero Brito, e Gabriela Petronilho foi de Gustavo Rosa, com suas obras alegres e bem humoradas. “O interessante é perceber como as crianças realmente memorizam e entendem o que estão fazendo. Isso é formidável”, afirma Nathalia, orgulhosa com o resultado que o trabalhou já mostrou até aqui. 

Imagem

Além do leque de possibilidades citados pelas educadoras, a assistente de coordenação Dayane Almeida destaca outros objetivos do trabalho de releitura. “É possível trabalhar um pouco a história do artista escolhido, fazer leitura de imagens, desenvolver oralidade, interação e socialização, trabalhar coordenação motora fina e ampla, desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual e noção espacial. E todas as atividades utilizam materiais diversos e reciclados, como caixas de papelão, jornal, palitos, tintas e revistas”. No final de setembro, as educadoras da CML irão apresentar o projeto no Intercâmbio Cultural das Creches municipais de Juiz de Fora e, posteriormente, todas as releituras serão expostas para os pais das crianças. 

Imagem   Imagem

Imagem   Imagem

* Outras informações, com a Assessoria de Comunicação do CSC, pelo telefone 2101-9867.

 

Colégio Santa Catarina © 2019 Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Logotipo Emedia