Página Inicial Notícias Políticas Públicas – CSC lança Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade 2019

28 FEV

Políticas Públicas – CSC lança Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade 2019

Institucional

O Colégio Santa Catarina (CSC) lançou, no último sábado (30/03), o gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2019, cujas ações serão focadas para a aquisição de materiais e equipamentos para montar um salão de cabeleireiro profissionalizante na Obra Social Santa Catarina (OSSC), no bairro Jardim Casablanca. O evento, realizado no ginásio esportivo da escola, contou com a presença de alunos, professores, colaboradores e Direção. Ao fim da cerimônia, a Direção e Equipe Pedagógica empossaram os representantes de turma eleitos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Os pais dos alunos eleitos representantes também foram convidados para assistir ao evento.

Imagem   Imagem

A primeira a falar foi a Irmã Adriana Oliveira, representante das Irmãs de Santa Catarina em nosso Colégio, que convidou o público a rezar a Oração da Campanha da Fraternidade e cantar seu hino. O texto roga a Deus iluminação para que o país tenha políticas justas que contribua para a construção de uma sociedade humana e solidária.  Em seguida, os alunos do Fundamental I, fizeram uma pequena apresentação ajudando a montar um grande cartaz da campanha, onde são retratadas algumas categorias sociais consideradas de suma importância para a reflexão de toda a sociedade.

Imagem   Imagem

Para que o público pudesse conhecer melhor um pouco da OSSC, que será beneficiada com o Gesto Concreto desse ano, foram convidados a entrar no ginásio todos os colaboradores que trabalham na casa e alguns assistidos.  A coordenadora geral da Obra, Carla Cristina Silva, apresentou sua equipe e falou um pouco dos cursos e oficinas oferecidos gratuitamente no local e como eles fazem diferença na vida da população carente lá assistida. A OSSC também montou uma pequena exposição para que as famílias convidadas conhecessem um pouco do que é produzido na casa, bem como a pequena orquestra que se esboça na oficina de música, com instrumentos de corda.

Imagem   Imagem

O Diretor Executivo do CSC explicou o objetivo do gesto concreto e como ele será trabalhado ao longo do ano. “Este é um trabalho bonito da escola em que cada segmento se organiza para arrecadar algum recurso e a gente pega esse recurso e aplica em algum lugar que está precisando. Ano passado contribuímos na compra de caminhas empilháveis para a Creche Monteiro Lobato. Esse ano, para fecharmos o ciclo de ajuda das nossas próprias casas, tudo o que conseguirmos arrecadar será em prol da Obra Social. E qual será o foco das nossas mobilizações? Um salão de beleza profissionalizante. E para isso precisamos de todo o equipamento necessário, vários kits de tesoura, pentes, secador de cabelo, lavatório, equipamentos de pedicure e manicure, estufa esterilizadora. Enfim, o mínimo para os aprendizes conseguirem se capacitar”, afirmou Flávio Sousa.

Por fim, as coordenadoras de série Dodó Grossi (1º e 2º anos Fund. I), Paula de Paula (3º, 4º e 5º ano Fund. I), Érika Zanini (6º e 7º anos Fund. II), Michelle Santana (8º e 9º anos Fund. II) e Maúcha Andrade (Ensino Médio) entregaram o certificado de posse aos representantes de turma. “Gostaria de deixar a vocês, representantes, um conselho: que você ficassem atentos aos três ‘c’ mais importantes do mundo. O primeiro é a cooperação. Nós vamos acabar sucumbindo se continuarmos nesse ritmo de competição desumano em que a sociedade se encontra. A solução não é competir, a solução é cooperar. Segundo ‘c’ é o da criatividade. Sejam criativos, tentem imaginar e propor coisas boas para o mundo. E o terceiro ‘c’ criticidade. Tenham pensamento crítico, não se convençam com qualquer argumento. Tentem avaliar, colocar os prós e os contras. Ninguém é totalmente certo nem ninguém totalmente errado. Todos podem ter um jeito de colaborar conosco. Saibam pensar com a própria cabeça”, instigou o Diretor, encerrando sua fala e oficializando a posse dos alunos eleitos.