Página Inicial Notícias Política para não ser idiota - Noite Cultural promovida por Núcleo Cultural do CSC debate crise política de forma interdisciplinar

14 DEZ

Ensino Médio

Antes de encerrar o ano e das provas do Enem e do Pism, o Núcleo Cultural Madre Regina Protmann, do Colégio Santa Catarina (CSC) realizou com os alunos do Ensino Médio uma Noite Cultural sobre a atual crise política brasileira. O evento, realizado no Salão de Esportes, foi sucesso de público, com presença expressiva de alunos, e dos professores Leandro Almeida (História), Márcio Lavorato (Geografia), Carlos Eduardo Nogueres (Química) e Marcus Vinícius de Souza (Física). O objetivo, segundo o coordenador do evento, foi analisar a importância da política como forma de ampliação da cidadania e suas relações com as transformações de nossa história, a partir da conscientização dos principais problemas que enfrentamos no contexto atual.

Imagem   Imagem

O primeiro a falar foi Márcio, que exibiu um vídeo do professor Mário Sérgio Cortella como introdução, depois explicou o que é política, as funções dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como o que faz o presidente, o governador, o prefeito, o senador, o deputado federal, o deputado estadual e o vereador. A seguir, a estudante Julia Bellei declamou o poema ‘Analfabeto político’, de Berthold Brecht.

Na sequência, o público presente ouviu as considerações do professor Marcus Vinicius sobre a importância do voto consciente, a relação entre ética e política e um paralelo com a crise política no Brasil atual. Depois foi exibido um vídeo com a análise do historiador Leandro Karnal, sobre a corrupção no Brasil, que emendou com a declamação do poema ‘A exceção e a regra’, também de Berthold Brecht, interpretado por Mateus Sarlo.

O professor Leandro, idealizador do evento, exibiu um vídeo sobre a Dinamarca e depois falou aos alunos sobre as origens da corrupção política no Brasil e no mundo. Dando sequência, tivemos o poema ‘Pobreza’, de Educado Galeano, declamado pelas irmãs Giovanna e Isabella Detogni. Encerramento a primeira parte da Noite, o professor Carlo Eduardo arrematou falando sobre a atual crise política, suas origens e repercussões e os rumos que o país pode tomar.

Imagem   Imagem

Na segunda etapa do evento, foi aberto um debate diante de tudo o que foi colocado, contando com a participação efetiva dos alunos nas discussões. Fechando com chave de ouro a Noite Cultural sobre política, todos cantaram juntos assistindo ao clip da música ‘Que país é esse?’, de Legião Urbana.

O objetivo desse tipo de evento realizado pelo Núcleo Cultural Madre Regina Protmann é despertar uma análise sobre determinado assunto, sempre sobre o prisma interdisciplinar, tendo a participação de professores de diversas áreas do conhecimento. “Ter uma abordagem mais ampla do processo histórico pode nos levar ao encontro dos objetivos traçados pela direção do colégio, favorecendo nossos princípios institucionais e, ao mesmo tempo, aperfeiçoando as nossas práticas pedagógicas rumo ao Pism e ao Enem” afirmou o professor Leandro.

Veja, a seguir, a equipe que integrou o Núcleo Cultural neste ano de 2017 e ajudou o professor Leandro a abrilhantar vários eventos realizado no Colégio:

Colégio Santa Catarina © 2018 Todos os Direitos Reservados