Página Inicial Notícias Orgulho e esperança - Alunos do 5º ano criam projeto e mostram que um mundo melhor é possível através de pequenos gestos

13 MAR

Ensino Fundamental I

Por iniciativa própria, quatro alunos do 5º ano do Colégio Santa Catarina (CSC) criaram o projeto “Ninguém lancha sozinho”, cujo objetivo busca não deixar nenhuma criança isolada durante o recreio. Eles procuraram a supervisora de série Rosangela Bello, com quem compartilharam a ideia. A educadora, claro, adorou a proposta e permitiu que os garotos passassem de sala em sala, no 4º e 5º anos, conclamando os colegas a aderirem ao projeto, fazendo, assim, uma grande corrente de solidariedade em nossa escola. Vejam o vídeo a seguir com uma breve entrevista com esses pequenos grandes rapazes:

Para Rosângela, foi uma alegria e uma emoção muito grandes ter acolhido essa ideia dos meninos. “Em um primeiro momento, o que me encantou foi ver a empolgação e motivação deles ao entrarem na minha sala para me apresentar o projeto e pedir meu apoio na divulgação. Eles estavam muito felizes e entusiasmados. Fiz algumas perguntas a eles e nesse bate papo veio meu segundo encantamento, ao ver que as ideias estavam muito claras, eles estavam seguros do que queriam e embasados de argumentos concretos, reais, vividos por eles ou por amigos. Meu coração transbordou de satisfação em ver que o Colégio, junto das famílias, plantou no coração desses alunos as sementes do bem, do amor ao próximo, da compaixão, da doação e solidariedade”.

Fala-se tanto de se trabalhar valores na escola e a importância disso nos tempos atuais, mas Rosangela ressalta que viu muito mais que teoria na atitude dos meninos. “Eu me orgulhei porque vi nos olhos daqueles alunos a vivência, a prática de tudo aquilo que a gente acredita. E isso é essencial na formação do caráter deles e da postura que assumirão perante os desafios da vida”, afirmou com satisfação Rosangela, contando que o projeto também foi acolhido com muito carinho pela supervisora Sandra Mautoni. Com isso, os estudantes também passarão nas salas de aula dos 1º, 2º e 3º anos divulgando a ideia.

Na opinião do diretor Flávio Sousa, a iniciativa desses alunos nos faz acreditar que um novo mundo é possível. “Houve uma mobilização pela ternura e empatia, competências que não se aprende por um componente curricular, mas pelos valores transmitidos pela família e pela escola. Ficamos imensamente felizes de saber que o coração desses adolescentes já está aberto à compaixão pelo outro. E principalmente o fato de eles quererem colocar as mãos na massa e fazer algo de concreto para a vida de seus colegas. Nosso sentimento é que o Colégio tem cumprido bem o seu papel”.

Colégio Santa Catarina © 2018 Todos os Direitos Reservados