Página Inicial Notícias O Verdadeiro espírito do Natal – Projeto interdisciplinar inspira alunos a promoverem gestos de solidariedade

18 DEZ

Ensino Fundamental II

Como já é praxe, todos os anos a Equipe Pedagógica do Colégio Santa Catarina (CSC) solicita aos professores que desenvolvam trabalhos interdisciplinares abordando a temática da Campanha da Fraternidade. E sempre surgem projetos maravilhosos, como este que vamos apresentar agora para vocês, caros leitores. Deixamos para encerrar o ano com essa reportagem porque foi um trabalho realizado com alunos do 6º ano do Fundamental que deu muito resultado e tem tudo a ver com essa época do ano, cujo espírito de caridade fica mais aflorado.

Embora tenha sido um trabalho que envolveu as disciplinas de Matemática Financeira, Ensino Religioso e Inglês, quem o capitaneou foi a professora Patricia Paiva, de História. O trabalho contou com duas partes. A primeira, que já estava prevista, foi a das caixinhas de fósforo, em que os alunos tinham que colar uma foto que registrasse um ato de generosidade promovido por eles próprios.  “Como o tema da Campanha da Fraternidade foi o combate à violência, tivemos a ideia de trabalhar a generosidade para diminuir a violência, e para diminuir a violência tínhamos que trazer os meninos para a realidade de pessoas que sofrem os mais diversos tipos de violência”, explica Patrícia.

Foi pedido aos alunos que eles fizessem um ato de generosidade para que pudessem vivenciar uma realidade bem diferente da que eles estão acostumados. Eles deveriam registrar o momento em foto e contar, em uma frase, o que eles sentiram ao realizar aquele gesto. Muitos alunos visitaram asilos, a Fundação Ricardo Moysés, que acolhe crianças em tratamento contra o câncer, houve muitos mutirões de doação de roupa, cachorros de rua sendo alimentados e depois até adotados pelas crianças que acabaram se apaixonando pelos bichinhos. “Os depoimentos dos alunos após o trabalho me surpreenderam. Foi muito interessante perceber como eles são generosos, mas, às vezes, não têm oportunidade de praticar essa generosidade, por serem muito pequenos. Mas, com esse trabalho, a intenção de fazer algo pelo outro partiu deles, eles foram protagonistas. Eles passaram a abraçar moradores de rua que, geralmente, são pessoas invisíveis para a maioria da população, que as ignora. E eles não. Passaram a ter um novo olhar com o próximo”, conta a professora.

Imagem   Imagem

Antes de dar início ao trabalho de campo, no entanto, Patrícia recebeu um vídeo por Whatsapp e percebeu que a mensagem passada no vídeo era o complemento perfeito do trabalho. O vídeo em questão é uma campanha que celebra os 50 anos de uma grande empresa de moda no Brasil e que traz a mensagem: “Viva com todo o seu coração”. Para você entender melhor do que estamos falando, acesse o link a seguir e assista ao vídeo. Temos certeza de que vai te emocionar.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Com o vídeo, os alunos tinham também que pegar uma camisa branca e nela escrever todos os momentos felizes que já tinham vivido até então, que foram importantes para eles, e todos os atos de generosidade que eles já fizeram. “Muitos assistiram ao vídeo com as avós e disseram que todo mundo foi às lágrimas. A maioria fez questão de comprar camisa nova para fazer o trabalho, embora eu tivesse falado que podia aproveitar uma camisa usada. E muitos compraram camisas maiores, para poder fazer muitas anotações”, afirma Patrícia, lembrando que o trabalho, a pedido dos próprios estudantes, terá continuidade até o fim do Fundamental II, ou seja, até o nono ano. Além disso, tiveram muitos relatos de que os pais também se empenharam e decidiram a família toda fazer a camisa, para valorizar os bons momentos da vida.

Imagem   Imagem

Depois do trabalho realizado, as professoras envolvidas reuniram todos os alunos para uma foto oficial do projeto e, claro, estavam todos vestidos de branco, exibindo com alegria os gestos de generosidade que realizaram e os momentos felizes já vividos. Algumas caixinhas foram selecionadas para participar de uma exposição, para que todo o Colégio pudesse apreciar o trabalho. Nessa exposição, as legendas estavam em inglês, cujo objetivo foi ampliar o conhecimento da língua estrangeira.

Imagem Imagem Imagem

“Foi um trabalho bem bonito, deu gosto de fazer e contou com forte envolvimento dos alunos. Eu confesso que não esperava que essa proposta fosse mexer tanto com as turmas. Eu vi muita emoção, exatamente por eles não terem essa oportunidade de praticar a caridade no dia a dia, até por serem muito novos, mas desta vez eles fizeram, eles participaram, o desejo partiu deles. Então foi muito intenso. Eu amei!”, acrescenta patrícia, emocionada.