Página Inicial Notícias Conscientização – Trabalho interdisciplinar esclarece alunos do 5º ano sobre alimentação saudável

28 FEV

Ensino Fundamental I

Um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Ciências e Literatura abordou a questão da alimentação saudável com alunos do 5º ano do Fundamental. As professoras Graciene Loures, Érika Zanini, Míriam Machado, Rita Martins e Sandra Oliveira puderam explorar uma infinidade de possibilidades para conscientizar os estudantes da importância de se alimentar de forma balanceada e variada. “O livro de Ciências adotado este ano, logo na primeira unidade trabalha o tema e mostra quais são os alimentos considerados saudáveis e aqueles que devem ser evitados. Também traz a divisão dos alimentos entre energéticos, construtores e reguladores. E com isso nós tentamos incrementar para tornar o aprendizado mais dinâmico e prazeroso”, explica Graciene.

Paralelamente, na disciplina de Literatura, o livro paradidático adotado – ‘Chapeuzinhos coloridos’ -  traz seis pequenas narrativas com novas lições de moral do clássico infantil. Numa delas, a que conta a história da Chapeuzinho Abóbora, retrata uma menina que come exageradamente, com compulsão, e acaba tendo sobrepeso. A história foi lida para as crianças, que, de forma lúdica, conseguiram apreender a lição: a importância de comer alimentos variados e saudáveis para manter a saúde perfeita.

Imagem   Imagem

Aliando os dois conteúdos, as professoras fizeram uma dinâmica com as turmas para ouvir a opinião dos alunos sobre alimentação saudável, se eles já tinham ouvido falar desse termo, se na casa deles existe esse hábito. “Nós fizemos uma caixa com várias perguntas e, sentados em toda, cantamos ‘batatinha quente’. Quando a música acabava, quem estivesse com a caixa na mão tinha que tirar lá de dentro uma pergunta surpresa. A partir daquela pergunta, nós instigamos as crianças a responderem sobre hábitos alimentares em casa, atividade física, alimentos industrializados, etc. Foi uma aula foi rica em conhecimento e super produtiva, porque eles interagiram bastante e fizemos a ponte com o livro. Tivemos muitos resultados positivos”, ressalta Graciene.

O conteúdo continua a ser trabalhado ao longo de toda a primeira etapa, mas, depois dessa primeira sensibilização, as crianças já tiveram uma atividade para fazer: produziram um folder em que tinham de criar um slogan e uma imagem sobre alimentação saudável. Mais uma vez, o produto final foi surpreendente, provando que as crianças compreenderam o conteúdo. “Nosso objetivo é mostrar que ter uma alimentação saudável não é importante só para o físico, mas também para evitar e combater doenças, ter energia, viver com qualidade. Apesar de o trabalho ainda estar em andamento, já tivermos um retorno muito bacana, porque as crianças responderam de forma maravilhosa. Muitos falaram que comem legumes todos os dias e deu para perceber que a maioria das crianças tem uma alimentação bem variada, regulada e saudável, o que é ótimo”, avalia a professora e idealizadora do planejamento.

Imagem   Imagem   Imagem