Página Inicial Notícias Aulas práticas – Alunos do Ensino Médio curtem possibilidades didáticas oferecidas pelo novo laboratório do CSC

06 SET

Ensino Médio

Desde o início do ano o Colégio Santa Catarina (CSC) ganhou mais um laboratório de Biologia, Física e Química, batizado de Laboratório Irmã Carista. E este novo espaço, amplo e moderno, acaba de receber microscópios novos e mais material de pesquisa, o que vai permitir aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de incrementar a parte prática da teoria que aprendem em sala de aula. Para os professores, representa aulas ainda mais dinâmicas e atraentes.

Imagem     Imagem

O professor de Biologia Eduardo Salles, por exemplo, toda semana tem levado os estudantes do 1º ano para o laboratório, para aulas de microscopia. As turmas se dividem em dois grupos e cada um tem seu horário. Os alunos usam jalecos brancos e em cada microscópio ficam duas pessoas. Depois que aprenderam o bê-a-bá de como usar o equipamento, o professor distribuiu lâminas com cortes citológicos para os adolescentes analisarem. “Agora, o que falamos na sala de aula nós temos condição de mostrar aqui, como estrutura de célula, tecido, reação de anticorpos, grupo sanguíneo. Tudo isso a gente fala em sala de aula e fica aquela abstração. Aqui o aluno tem como ver e comprovar. Além do conteúdo ser melhor compreendido, estimula. De repente, tem aluno aqui que vai descobrir seu campo profissional porque acaba se encantando. Inclusive já escutei alguns falando ‘é com isso que eu quero trabalhar’, conta o professor.

E para os que se identificarem com o laboratório, as possibilidades são muitas: Bioquímica, Medicina, Biomedicina, Biologia entre outros campos, todos têm mercado no ramo de pesquisa. “Vai ter aula que os próprios alunos terão que produzir o material para análise, como raspar a mucosa da boca e fazer um esfregaço, por exemplo. E assim a gente já consegue identificar claramente quem tem jeito e gosto por essa área”, garante Eduardo.

Veja a opinião de alguns alunos sobre as aulas no laboratório:

Imagem     Imagem

Colégio Santa Catarina © 2017 Todos os Direitos Reservados