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02 JUN

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Aulas especializadas – Crianças da Educação Infantil do CSC têm aulas de música, informática e educação física

Educação Infantil

A Educação Infantil é considerada por muitos educadores uma das principais fases do desenvolvimento humano e, por isso, é nela que devem ser incentivadas novas experiências. Acreditando nessa premissa, o Colégio Santa Catarina (CSC) oferece a seus alunos do maternal, 1º e 2º períodos, uma vez por semana, três aulas especializadas, incorporadas na grade curricular: música, informática e educação física. Juntas, essas aulas ajudam muito na cognição, além de trabalhar a concentração e a questão motora.


A coordenadora pedagógica da Educação Infantil do CSC, Joana Bomtempo, garante que as atividades extras de informática, esporte e música são fundamentais no processo de formação da criança, pois “as aulas especializadas permitem uma pausa para relaxamento, promovem o desenvolvimento de habilidades, disciplinam o corpo e reorganizam as emoções. Os alunos podem extravasar a agitação, o que possibilita maior concentração nas atividades posteriores”.
Conheça um pouquinho como é trabalhada cada uma das disciplinas e qual a metodologia empregada.

MÚSICA:

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As aulas de música para crianças até os três anos de idade proporcionam, através de um processo lúdico, as possibilidades de conhecimento do folclore, de instrumentos variados, ritmos e timbres. Também trabalha a socialização, afetividade, coordenação motora, estimula a fala, a dicção. “A gente cria várias brincadeiras, coloca vários movimentos para introduzir o que é ritmo, o que é alto, o que é baixo, a questão mesmo do silêncio que também faz parte, e histórias. As crianças percebem que o som encanta, que o som é mágico e aos poucos elas vão se interessando pela descoberta de novos sons”, afirma a professora Janice Vallo.
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Ela explica que no maternal o trabalho se dá muito em torno de cantigas de roda do folclore nacional e, à medida que as crianças crescem, vão se interessando mais pela exploração dos sons, o que é forte, o que é leve e mais dificuldade vai sendo acrescentada às atividades. “A assimilação deles fica mais natural, porque eles vivenciam com a bandinha, com movimentos corporais ou na imitação de pergunta e resposta. As crianças tímidas começam a interagir mais, as imperativas ou hiperativas se concentram mais. São os dois lados que a gente procura ir controlando. Saber esperar, saber ouvir, saber fazer. Tudo isso é trabalhado”, complementa Janice. A professora sempre incrementa a aula com o acompanhamento de um violão, teclado ou flauta doce, que ela mesma toca. E também costuma improvisar para os alunos instrumentos feitos a partir de material reciclado (como vocês podem conferir no vídeo abaixo). “A música é uma vivência. É socialização, interação. Não é à toa o ditado que diz ‘quem canta seus males espanta’. A música é uma forma de expressão”, garante a professora.


EDUCAÇÃO FÍSICA:

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A educação física infantil visa o movimento global da criança e a formação como um todo:  o domínio do controle corporal; diferenciar cada parte do corpo através do movimento; a noção de espaço e tempo; resistência, flexibilidade e velocidade; e cooperar em atividades de grupo. De acordo com a professora Fernanda Menezes, tudo isso é trabalhado aos poucos e acontece naturalmente, à medida que as crianças vão interagindo nas atividades propostas. “A parte do encorajamento é diária. Às vezes a criança tem receio por causa de um tombo que ela sofreu e nós vamos motivando-a para que ela tenha confiança nela mesma e, a partir daí, ela é capaz de fazer qualquer coisa”, ressalta.

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A educadora física explica que os movimentos motores são os mesmos no maternal, primeiro e segundo períodos. O que muda é o grau de dificuldade da atividade e o propósito. “Tem, por exemplo, uma brincadeira que eu faço com bolinhas que no maternal é pura e simplesmente brincadeira para desenvolver a coordenação motora e a noção espacial. Já com o primeiro período, a mesma atividade a gente aproveita para ensinar a compartilhar mais e a saber perder e ganhar”. Fernanda também costuma fazer circuitos com as turminhas da educação infantil, em que as crianças passam por vários obstáculos com bambolês, cordas, pneus e escada. O objetivo é desenvolver a psicomotricidade, o encorajamento, lateralidade, coordenação motora, percepção visual e espacial, equilíbrio. “Nessa atividade também é trabalhado o respeito ao colega e às dificuldades de cada um”, complementa Fernanda. 


INFORMÁTICA:

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O computador deve ser usado como um instrumento que auxilia na construção do conhecimento e, portanto, ser um recurso com o qual o aluno possa criar, pensar e manipular a informação. No sistema educacional brasileiro, a implantação de computadores nas escolas é mais comum a partir do início do Ensino Fundamental. No Colégio Santa Catarina, no entanto, esse processo se inicia já no maternal. Segundo a professora responsável, Sônia Hansen, a inserção da informática na educação infantil estimula a mente e a capacidade intelectual das crianças. “Diferente do que os alunos pensam, as aulas de informática não são só brincadeiras. Elas trazem atividades direcionadas para se trabalhar determinado tema, ou fazer uma atividade diferenciada, além de desenvolver habilidades como reconhecer e diferenciar formas, cores, posições, distâncias, sons, quantidades, comprimentos, montar quebra-cabeças, jogos de memória, ordenar fatos de uma história, despertar interesses por letras e números além de desenvolver a capacidade de concentração. Resumindo, os alunos aprendem brincando”, explica.


Com um mundo cada vez mais digital, Sônia defende que é preciso preparar as crianças, tornando o computador parte do ambiente natural da criança, explorando todas as possibilidades que ele oferece. “Excluir a informática da escola, é esquecer a importância da inovação no ensino. A informática é um instrumento pedagógico útil para enriquecer e melhorar o aprendizado, principalmente na educação infantil. Ela reforça o conteúdo trabalhado em sala de aula pela professora. Precisamos tomar consciência da necessidade de criar e inovar constantemente e começar isso desde cedo com as nossas crianças é de fundamental importância”, afirma a professora.

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* Outras informações, com a Assessoria de Comunicação do CSC, pelo telefone 2101-9867.

 

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