Página Inicial Notícias Acampadentro – CSC realiza o primeiro acampamento para alunos do 5º ano do Fundamental

21 OUT

Ensino Fundamental I

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Santa Catarina participaram este mês do I Acampadentro CSC. Os estudantes passaram uma noite na escola para experimentar a convivência com amigos, brincando e se divertindo. Em função do grande número de estudantes, tivemos que fazer dois grupos. Um nos dias 5 e 6 de outubro com as turmas D e E, e outro nos dias 19 e 20, com as turmas A, B e C. Além da euforia de passar uma noite longe de casa e da família, os participantes do evento vivenciaram momentos de muita partilha, interação e espiritualidade. A programação foi intensa, mas não faltou energia para a garotada.

Imagem   Imagem

Coordenado pelas equipes de Pastoral e Pedagógica da escola, o Acampadentro teve muitas atividades bacanas. Assim que chegaram, os alunos tiraram uma fotografia com os pais para registrar o momento. Reunidos no ginásio, pais e filhos rezaram juntos, cantaram e se despediram com um até breve. Já sem as famílias por perto, os estudantes foram divididos em equipes, cada uma representada por uma cor diferente. A primeira atividade foi fazer uma música com o tema ‘amizade’. Logo em seguida, os grupos tiveram que apresentar a letra para os demais colegas, com um detalhe: tinha que ter coreografia também. Haja criatividade!

Imagem   Imagem

Depois de uma parada para um lanche reforçado, com direito a hambúrguer, cookie, suco e frutas, foi hora da atividade mais lúdica e divertida: a caça ao tesouro. Com o Colégio todo escuro, os grupos usaram lanternas para chegar às pistas que levavam ao tesouro. “Eles receberam uma carta das primeiras Irmãs de Santa Catarina contando como elas chegaram aqui, há mais de cem anos, e o que elas desejam para eles. Então, eles tinham de decifrar os enigmas da carta e, juntos, pegar as pistas que estavam espalhadas pela escola. O mais importante é que todas as atividades propostas tentaram mostrar às crianças a importância do trabalho em equipe. E como os grupos foram formados por sorteio, ou seja, alunos de salas diferentes ficaram na mesma equipe, isso permitiu que eles fizessem novas amizades e convivessem com outras pessoas. A convivência com os professores fora da rotina de sala de aula também foi muito gratificante”, destaca Irmã Adriana, que participou dos quatro dias de Acampadentro com muita alegria e disposição.

Imagem   Imagem

À noite, também teve um momento aeróbico comandando pela professora de Educação Física Cláudia Assis, sessão de cinema e um tempo para brincadeiras livres. Antes de se prepararem para dormir, teve mais um momento de espiritualidade com a oração da noite. Mas será que a turma dormiu, mesmo? É claro que muitos preferiram passar a noite em claro, jogando conversa fora. Afinal, tem coisa melhor nessa idade? No dia seguinte, bem cedinho, os alunos fizeram a higiene pessoal, tomaram café e esperaram os pais buscarem, para compartilhar a experiência que, com certeza, foi inesquecível.

Imagem   Imagem

Segundo a Diretora Pedagógica do CSC, Flávia Cipriani, o Acampadentro foi realizado com o 5º ano porque esta série marca o fim de um ciclo, já que no próximo ano os estudantes ingressam no Fundamental II, passam a estudar no turno da manhã, ganham mais professores e a responsabilidade aumenta. O Acampadentro é como se fosse o coroamento de uma etapa bem vivida. Ele busca aprofundar a vivência e desenvolver autonomia dos estudantes, valor tão importante para o segmento que virá.