Página Inicial Notícias A história do Rock – Aula de História com música ajuda alunos a entenderem período da Guerra Fria

06 DEZ

Ensino Fundamental I

O dinamismo na hora de ensinar torna o aprendizado muito mais prazeroso e eficiente. E dinamismo, a professora de História do Colégio Santa Catarina (CSC), Patrícia Barbosa, tem de sobra. Há 15 anos anos ela realiza um trabalho em que emprega a música como ferramenta para despertar a atenção dos alunos do 9º ano e os fazerem gostar da disciplina, aproveitando o ensejo para valorização da cultura. Com o apoio dos músicos da Fantástica Banda Invisível, Patrícia aborda a história do Rock para falar sobre Guerra Fria. E colocando os estudantes como protagonistas, organiza um desfile com a moda dos anos 1960, 70 e 80.

Imagem  Imagem

“Em sala de aula a gente já passou o conteúdo da Guerra Fria que é contextualizado nessa aula especial através das canções executadas. A gente foca nas mudanças que o ritmo sofre de acordo com a política nacional e internacional da época. E conforme eu vou explicando, a banda toca músicas para exemplificar. Os músicos também entram com o conhecimento musical, explicando as mudanças técnicas que foram acontecendo com os instrumentos, com o ritmo e as letras”, explica a professora, destacando relatos de alunos que contam que, ao ouvir a música depois das explicações, fica muito mais fácil de lembrar do conteúdo da disciplina.

Imagem   Imagem

A aula descontraída foi no Salão de Esportes do colégio, com todas as quatro turmas de 9º ano reunidas. O desfile, separado por década, foi um destaque à parte. “Os alunos realmente se empenham, pesquisam e correm atrás de figurinos bem característicos à época. E muitos encarnam personagens, como tivemos, este ano, o quarteto dos Beatles, Axl Rose e Slash, do Guns N’Roses, Prince, Michael Jackson e Freddie Mercury”, ressalta Patrícia.

Imagem  Imagem

Além de professores e equipe pedagógica do Colégio, alguns pais de alunos também foram convidados a assistir ao evento e não pouparam elogios. “Eu achei fantástico. Tive a oportunidade de falar com a Patrícia que esse trabalho é brilhante, uma maneira de fazer uma retrospectiva de tudo o que aprenderam e relacionar isso com a música. Foi uma festa, eles entraram no clima, divertiram-se. Foi extremamente proveitoso para mim, porque vi um outro lado, não apenas de conhecimento, mas de interação. Eventos como esse devem ser eternos no Colégio” afirma Ana Paula Farinazzo, mãe da aluna Eduarda Salgado Farinazzo.

Patrícia se diz realizada com o trabalho, que vai muito além do seu objetivo principal. “Minha intenção é mostrar um pouco da cultura para os alunos. E apresentar de uma forma que fique prazeroso, que eles possam gostar. O objetivo desse projeto é estudar História de maneira mais gostosa, mostrar que a História tem personagens. Eu gosto muito de usar filme e música para contextualizar, porque os alunos conseguem ver que na música o compositor fala de algum episódio histórico e como isso afetava a vida das pessoas. É tornar o estudo de História mais dinâmico para que o adolescente perceba que hoje a política afeta a vida dele, como afetava a de quem viveu na década de 60, 70”, relata.