Pastoral

A Pastoral Escolar proporciona “espaços” de convivência e diversidade; conscientiza e conduz o aluno à formação do esclarecimento da Fé e da relação com a dimensão transcendental da pessoa humana, visando à internalização de valores que ajudam no compromisso com uma sociedade mais justa e solidária.

Além disso, promove a experiência do encontro com Deus, levando em conta o respeito à pluralidade dos ritos de cada Credo Religioso.

Esses “espaços” ou momentos são trabalhados por meio de projetos pedagógico-pastorais que envolvem a Pastoral Escolar, as Coordenações dos segmentos e as disciplinas da grade curricular, tornando-se, portanto, um serviço transversal e um elo que permite catalisar e multiplicar a missão do Colégio como instituição de caráter confessional.

A dimensão religiosa é vivida por meio da constituição de grupos reflexivos, de oração e catequese, com o objetivo de preparar os alunos que queiram para os Sacramentos da Primeira Eucaristia e Crisma, bem como para as campanhas específicas que promovem a cooperação, a solidariedade e a partilha, reflexo do entrosamento entre o Ensino Religioso, a esfera pedagógica e os encontros de formação e retiros espirituais.

Preparação 1ª comunhão e crisma

A preparação de alunos para a Primeira Eucaristia e para a Crisma faz parte do Projeto de Pastoral do nosso colégio. São oferecidos encontros semanais aos estudantes, no contraturno escolar, que visam prepará-los para estes dois sacramentos fundamentais na formação cristã.

As inscrições, geralmente, são realizadas no início do ano, com informativo enviado previamente aos pais e responsáveis. A preparação para a Primeira Eucaristia começa no 6º ano do Ensino Fundamental. Os encontros iniciam em março. A celebração ocorre na Páscoa do ano seguinte. Já a preparação para a Crisma ocorre no ano em que o jovem completa 15 anos. Os encontros começam em março e a celebração é realizada em outubro. Faz parte da preparação para estes sacramentos, a participação das famílias nas missas realizadas na capela do CSC, todo segundo sábado do mês, às 19h30.

PRIMEIRA EUCARISTIA

A preparação envolve, durante o seu processo, a família do catequizando, numa participação efetiva e afetiva de encantamento, conhecimento e seguimento de Jesus Cristo, criando vínculos e vivenciando hábitos da fé cristã. Logo, a preparação ocorre na configuração de catequese familiar.

CRISMA

O Colégio Santa Catarina deseja formar pessoas que em suas ações tenham por princípio seguir os valores evangélicos. Estamos convictos que isso se efetiva se, desde já, permeamos as necessidades dos jovens com práticas religiosas adequadas às exigências da fé em Jesus Cristo. Para isso, a equipe de catequistas espera dos jovens:

– postura religiosa: saber diferenciar os espaços e momentos e portar-se com respeito, buscando o aprofundamento na fé.

– colaboração: contribuir para o bem da atividade de forma solícita.

– gratuidade: participar gratuita e livremente, demonstrando comprometimento com a proposta do Sacramento.