O Colégio

O Colégio Santa Catarina é uma escola particular com mais de 110 anos de história. Localizada em Juiz de Fora, interior de Minas Gerais, em um espaço com 15.800 metros quadrados (14.460 m2 de área construída), a Instituição possui excelente infraestrutura para atender os alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Administrado pela Associação Congregação de Santa Catarina, o Colégio integra ações de responsabilidade social, proporcionando educação gratuita a muitos alunos carentes em alguns estados do Brasil. O Colégio se orienta por uma abordagem humano-cristã, na qual o ensino é centrado no aluno, enfatizando relações interpessoais embasadas no respeito, na solidariedade e no crescimento que elas resultam.

Entre os diversos serviços educacionais, o Colégio oferece atividades no contraturno escolar, como aulas de instrumentos musicais, coral, escolinhas desportivas, Voluntariado Jovem, preparação para Primeira Eucaristia e Crisma, além de promover constantes atividades que colaboram para o desenvolvimento de um aluno mais autônomo, crítico e comprometido com a transformação da sociedade.

História

Tudo começou com Madre Regina Prothmann, uma polonesa nascida em 1552, no seio de uma família cristã. Aos 19 anos, deixou a casa dos pais para seguir Cristo, numa vida de intensa oração e trabalho em favor dos irmãos carentes. Outras jovens se juntaram a ela nesse propósito de vida e assim surgiu, em 1571, a Congregação das Irmãs de Santa Catarina.

Chegada ao Brasil

Em junho de 1897, as Irmãs de Santa Catarina iniciaram sua missão no Brasil, fundando uma escola em Petrópolis - RJ.

Atuam em: hospitais, escolas, creches, lares para idosos, e comunidades de pastoral.

A Congregação das irmãs de Santa Catarina está presente também na Lituânia, Polônia, Rússia, Alemanha, Itália, Filipinas, Finlândia e Haiti.

No Brasil, as Irmãs atuam em 12 estados: AM, PA, MT, GO, CE, BA, MG, RJ, SP, ES, SC E RS

Chegada a Juiz de Fora

A história do nosso colégio começou a ser escrita em fevereiro de 1900, quando as Irmãs Crescência e Augusta chegaram a Juiz de Fora, a pedido do Cônsul alemão George Grande, para se dedicarem à instrução e educação de crianças da Colônia Alemã. Logo depois chegou da Alemanha Irmã Hildegardis para auxiliar as duas pioneiras. Após trabalharem durante alguns anos em algumas salas e salões cedidos, com muitas dificuldades as Irmãs adquiriram um terreno no Morro da Gratidão - hoje Morro da Glória - iniciando a construção do Colégio, inaugurado em 1909. Em 1922, a construção foi ampliada. Em 1928, foi oficializado o Curso Comercial e em 1930 o curso de Magistério, sendo iniciada, neste ano, uma nova ampliação do espaço físico. A Capela, idealizada por Irmã Carista, foi inaugurada em 1941 e, em 1962, o colégio ganhou um novo prédio para dar conta do crescente número de alunos.

O Colégio Santa Catarina atua desde a Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio. Nossa atual estrutura conta com 45 salas de aula (das quais 12 são exclusivamente para Educação Infantil), duas bibliotecas (uma delas infantil), dois laboratórios de informática (sendo um infantil), sala de multimeios, salas amplas para os professores, espaço de convivência, salas para recreação infantil, dois ginásios, quadras poliesportivas e pista de corrida, além de pátios espaçosos e uma moderna cantina.