Acesso restrito: Alunos, Pais e Funcionários

Esqueci minha senha

(32) 2101-9850

Ensino Fundamental

Desde os anos iniciais do Ensino Fundamental o CSC tem seu planejamento curricular estruturado verticalmente, considerando a faixa etária dos alunos e a organização espiral da complexidade dos conteúdos, durante a progressão das aprendizagens. As áreas de conhecimento são desdobradas em componentes curriculares e unidades temáticas específicas, organizadas em objetos de conhecimentos e habilidades a serem desenvolvidas, considerando as competências e atitudes necessárias à excelência na formação humana.

Nossos alunos são ativos na construção de suas descobertas e novos conhecimentos. A criticidade e criatividade são incentivadas nas relações e resoluções cotidianas, por meio da valorização dos saberes prévios, da comunicação, das novas tecnologias, do repertório cultural e científico em nossa sociedade. Compreender a realidade e reconhecer sentimentos são ações que privilegiamos para que os alunos possam, com autonomia e protagonismo, fazer escolhas mais assertivas em suas vidas. Neste contexto, o cuidado com a saúde física e emocional, bem como o incentivo à aprendizagem colaborativa são considerados como vertentes na formação humana e cristã, pautada no respeito e na cidadania, para o bem comum de nossos alunos e da sociedade.

Uma base forte, sólida, que conte com avaliações processuais e formativas, com a parceria entre a escola, família e comunidade são algumas constantes em nossas diretrizes para que os alunos desta etapa educacional floresçam em suas potencialidades. Consideramos importante fazer da escola um espaço para aprender, interagir e ser feliz!

Os anos finais do Ensino Fundamental são uma continuidade no que se refere à consolidação de conhecimentos já construídos nos anos iniciais desta modalidade, além de uma importante base no preparo para o Ensino Médio. Novos conhecimentos também são mediados nessa etapa educacional, para que os alunos sejam capazes de exercer com autonomia a cidadania, por meio da participação social e política, privilegiando no cotidiano atitudes de solidariedade, cooperação, justiça e de respeito consigo e com o outro.

Nossos alunos são incentivados a compreender, argumentar e participar da realidade, a partir da aprendizagem baseada em problemas, pares e projetos, por meio das metodologias ativas, do pensamento lógico, da criatividade, da intuição e capacidade de análise crítica, que favoreçam a transcendência na formação humana e cristã. Os objetivos educacionais são pautados na compreensão do ambiente social e natural, da política, economia, tecnologia, das artes, da cultura e dos valores que se fundamenta a sociedade. A interdisciplinaridade, a parceria com a família e comunidade, são ações pela quais nos propomos a estabelecer relações que valorizem as próprias capacidades, fortaleçam a autoestima e estimulem o gosto pelo conhecimento, pelo desenvolvimento de habilidades e positivas atitudes dos estudantes.

Horários:

Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

12h55 às 17h15

Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)

7h15 às 11h50 ou 7h15 às 12h40 (8º e 9º anos: a saída varia de acordo com o número de aulas do dia)