Página Inicial Colégio Projetos Permanentes

Colégio

Projetos Permanentes

PEDAGOGIA CATARINENSE

A nossa proposta pedagógica, ou seja, a forma de ensinar e aprender em nossas casas, é inspirada no Ideal vivido por Regina Protmann e fundamentada na Pedagogia de Jesus. 

Nossa educação promove uma formação integradora, alicerçada na disciplina e na ternura. Prezamos por ser uma continuidade da educação familiar.

Destacamo-nos como uma escola fundamentada na fé e na espiritualidade, que cultiva princípios cristãos, éticos e morais. 

    METODOLOGIA: a simplicidade e a prudência fazem da disciplina um valor crucial para o desenvolvimento do educando. 

    COLABORADORES: acolhem todos e todas que buscam, através do saber, o horizonte do Reino, na defesa permanente da dignidade humana.

    EDUCADORES: desempenham papel crucial, pois, ao ensinar e dar testemunho com sua vida, assumem o compromisso na transformação do mundo. Mais do que a preocupação com conteúdos, devem estar voltados para os valores que almejam formar através de sua ação. 

PERFIL DO EDUCADOR CATARINENSE

Imagem


Projetos desenvolvidos para consolidar e perpetuar nossa proposta pedagógica:

    Formação Continuada dos Educadores

    Campanha da Fraternidade (Gesto Concreto)

    Encontros de Espiritualidade com educadores, alunos e/ou pais

    Educação Ambiental e Consumo Responsável

    Preparação dos Colaboradores novatos (História da Congregação)

    Compromisso com os mais necessitados (Projetos de Voluntariado)


PROJETOS PEDAGÓGICOS

O Projeto Político-Pedagógico de nossas casas é uma construção coletiva alicerçada em Princípios que orientam a prática pedagógica e o compromisso social na formação de cidadãos autônomos  e comprometidos com a transformação social. Ele rompe com o presente e vislumbra o horizonte, através de uma formação em bases sólidas, que interagem com a sociedade e integram as novas gerações, numa mediação entre projetos e ações.

    1 – Educação Ambiental

        Uma ação pedagógica que reconhece na Biodiversidade a ação criadora de Deus e o compromisso com a sustentabilidade:

         Sensibilização ambiental

        Engajamento sócio-político  

    2 – Campanhas solidárias

        2.1 - Educação infantil:

Os alunos da Educação Infantil participam, com alegria, dos projetos sociais de nosso colégio. Todas as sextas-feiras, cada criança traz uma fruta. Somadas, formam uma boa quantidade e são encaminhadas à Fundação Ricardo Moisés, que desenvolve um belíssimo trabalho solidário em prol de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, portadores de câncer.

        2.2 – Ensino Fundamental e Médio

Os alunos do Ensino Fundamental e Médio são convidados a participarem de algumas campanhas de arrecadação como gesto de solidariedade durante o ano, como o Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade, por exemplo. As campanhas estão inseridas num projeto maior de compromisso socioambiental da instituição, que através do Ensino-aprendizagem conduz à humanização.

PROJETOS PERMANENTES

"No essencial a unidade, no acidental a liberdade, em tudo a caridade." (Santo Agostinho)

    Projeto 01

        PROCESSO PERMANENTE DE CONVERSÃO AO EVANGELHO E SEGUIMENTO DE JESUS CRISTO.

        Objetivo: Busca constante de meios para crescer na fé e vivência cristã. FÉ E VIDA! A fé é dom que exige cultivo e vivência. Toda a comunidade catarinense está convocada a trabalhar neste projeto.

    Projeto 02

        PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO DE BONS HÁBITOS E PRÁTICAS DE VIRTUDES CRISTÃS.

        Objetivos: 

        - crescer na prática das virtudes apregoadas no Evangelho: o amor, o perdão, a solidariedade, a honestidade, a valorização da pessoa humana, a gratidão, a paz;

        - revelar o cultivo da sensibilidade e da ternura através de bons hábitos. Que entre nós, esse processo se expresse em grande respeito a todas as pessoas, dentro e fora da Escola;

        - conservar o que é de uso próprio e COLETIVO, dentro e fora da Escola;

        - preservar da natureza;

        - valorizar e respeitar o trabalho do outro, auxiliando-o no que nos couber;

        - fraternidade e solidariedade com o mais necessitado.

    Projeto 03

        DESPERTANDO O INTERESSE EM RELAÇÃO AO SABER E ORGANIZAÇÃO NO ESTUDO

        OBJETIVO GERAL: criar condições para o aluno adquirir motivação e, consequentemente, administrar melhor o tempo e organizar as tarefas escolares. Como ajudar o aluno a se motivar, explicitando suas dúvidas? Para isso, buscamos, permanentemente, criar uma metodologia que ajude o aluno a refletir, a indagar sobre suas questões, ou seja, a pensar. Acreditamos que com isso ele vai adquirir um senso crítico, o qual é a base para toda e qualquer transformação.


FORMAÇÃO CONTINUADA

Quinzenalmente, nosso corpo docente se reúne para encontros de Formação Continuada, que são excelentes instrumentos de discussão e reflexão, a fim de formar um professor que fale com propriedade do que a escola pensa.

    A reunião é espaço de: 

        - encontro     - informação     - vivências     - escuta      - trocas      - transformação    - planejamento


ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

O Colégio Santa Catarina vem desenvolvendo, ao longo dos anos, um trabalho de Orientação Vocacional e Profissional.

A procura deste serviço tem crescido bastante devido a um panorama complexo no contexto da escolha profissional. Por acreditar em um projeto de vida mais consciente para nossos jovens, o Colégio abre inscrições para o engajamento daqueles que buscam planejar a vida e preparar o caminho com antecedência. É um trabalho pago á parte e aberto, inclusive, para estudantes de outras instituições. 

Coordenadoras: Ana Paula G. da Silva (psicóloga), Maria Fernanda Pedroso (psicóloga)e Mariângela L. Guedes (supervisora do Ensino Médio)

NÚCLEO CULTURAL MADRE REGINA

Desde o início do ano letivo de 2012, o Colégio Santa Catarina conta com o Núcleo Cultural Madre Regina Protmann, que desenvolve trabalhos interdisciplinares com alunos do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio. O projeto se divide em quatro áreas: 

1. Núcleo de fé e política

2. Núcleo de teatro

3. Núcleo de artes plásticas e literatura 

4. Núcleo de cinema e produção de documentários

O projeto é coordenado pelo professor Leandro Almeida e busca transformar, a cada dia, o CSC em um espaço dialógico, promovendo uma reflexão sobre os processos políticos e discutindo alternativas para o mundo atual. No vídeo a seguir o coordenador fala um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas dentro do Núcleo.  


COMO PARTICIPAR DO NÚCLEO CULTURAL

As quatro frentes de trabalho se reúnem no colégio, nas tardes de quarta-feira, e os alunos a partir do 9º ano que tenham interesse podem se inscrever voluntariamente. As vagas são limitadas, segundo Leandro, para manter um bom rendimento de trabalho, pois ele acreditava que com muita gente não há produtividade. “Prefiro trabalhar com um grupo reduzido, porém interessado, que vai fazer o trabalho render e depois disseminá-lo na escola. A maior propaganda que a escola pode ter é o trabalho sério, ético e feito pelos profissionais da casa. Hoje o CSC tem uma vitrine cujo diferencial é não abrir mão de princípios como a disciplina, o respeito ao próximo e a humildade dos interlocutores, pois aqui todos temos uma generosidade acadêmica de aprender sempre”. E finalizou citando Leonardo da Vinci: “Mestre é aquele que sempre aprende”.

Colégio Santa Catarina © 2017 Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Logotipo Emedia