Página Inicial Colégio História

Colégio

História

Tudo começou com Madre Regina Prothmann, uma polonesa nascida em 1552, no seio de uma família cristã. Aos 19 anos, deixou a casa dos pais para seguir Cristo, numa vida de intensa oração e trabalho em favor dos irmãos carentes. Outras jovens se juntaram a ela nesse propósito de vida e assim surgiu, em 1571, a Congregação das Irmãs de Santa Catarina.

Chegada ao Brasil

Em junho de 1897, as Irmãs de Santa Catarina iniciaram sua missão no Brasil, fundando uma escola em Petrópolis - RJ.

Atuam em: hospitais, escolas, creches, lares para idosos, e comunidades de pastoral.

A Congregação das irmãs de Santa Catarina está presente também na Lituânia, Polônia, Rússia, Alemanha, Itália, Filipinas, Finlândia e Haiti.

No Brasil, as Irmãs atuam em 12 estados: AM, PA, MT, GO, CE, BA, MG, RJ, SP, ES, SC E RS

Mapa do brasil

Chegada a Juiz de Fora

A história do nosso colégio começou a ser escrita em fevereiro de 1900, quando as Irmãs Crescência e Augusta chegaram a Juiz de Fora, a pedido do Cônsul alemão George Grande, para se dedicarem à instrução e educação de crianças da Colônia Alemã. Logo depois chegou da Alemanha Irmã Hildegardis para auxiliar as duas pioneiras. Após trabalharem durante alguns anos em algumas salas e salões cedidos, com muitas dificuldades as Irmãs adquiriram um terreno no Morro da Gratidão - hoje Morro da Glória - iniciando a construção do Colégio, inaugurado em 1909. Em 1922, a construção foi ampliada. Em 1928, foi oficializado o Curso Comercial e em 1930 o curso de Magistério, sendo iniciada, neste ano, uma nova ampliação do espaço físico. A Capela, idealizada por Irmã Carista, foi inaugurada em 1941 e, em 1962, o colégio ganhou um novo prédio para dar conta do crescente número de alunos.

O Colégio Santa Catarina atua desde a Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio. Nossa atual estrutura conta com 45 salas de aula (das quais 12 são exclusivamente para Educação Infantil), duas bibliotecas (uma delas infantil), dois laboratórios de informática (sendo um infantil), sala de multimeios, salas amplas para os professores, espaço de convivência, salas para recreação infantil, dois ginásios, quadras poliesportivas e pista de corrida, além de pátios espaçosos e uma moderna cantina.

Colégio Santa Catarina © 2017 Todos os Direitos Reservados