Página Inicial Atividades Extras Voluntariado Jovem

Atividades Extras

Voluntariado Jovem

O principal resultado do Colégio Santa Catarina não está no reconhecimento de sua excelência acadêmica ou na aprovação no vestibular. Está na HUMANIZAÇÃO. O colégio se orgulha do envolvimento de centenas de jovens, todos os anos, no VOLUNTARIADO JOVEM. Porque educar, no nosso contexto, é humanizar.

Na contramão dessa sociedade contemporânea fragilizada pela inversão de valores, fortalecer os laços de solidariedade para com o outro é uma tarefa permanente do Santa Catarina. Buscamos fazer com que os estudantes aprendam a conviver com outras realidades e a respeitar as diferenças. Acreditamos no valor da pedagogia de Jesus, que supera as barreiras do tempo e do espaço, convidando-nos à atualizar a “Parábola do Bom Samaritano”, que percebe o semelhante deixado na beira da estrada, suas necessidades não satisfeitas e seus direitos não garantidos. Por isso, desde 2007, o colégio desenvolve um projeto de Voluntariado Jovem, possibilitando aos alunos e educadores resgatarem o sentido da vida nas diversas formas de caridade. Trabalho este que já rendeu ao colégio vários selos de Escola Solidária, certificado reconhecido pelo MEC e pela Unesco.

Os alunos envolvidos nessa atividade fazem visitas a creches comunitárias e abrigos de idosos, sempre acompanhados por educadores do CSC. Eles contam histórias para crianças e ouvem relatos de vida dos mais velhos, desenvolvem brincadeiras infantis, além de atividades festivas e celebrações. É um gesto solidário, espontâneo, e muito gratificante, principalmente para quem o pratica.

Colégio Santa Catarina © 2017 Todos os Direitos Reservados