Boas práticas – Atividades não presenciais

06/04/2020 19:22

Ao longo dos nossos dias criamos o hábito de estabelecer diversos planos.

Desenhamos e registramos no papel tantas metas vindas do desejo do nosso coração para nós mesmos e nossa comunidade. Entretanto, os provérbios de Salomão registrados nas sagradas escrituras nos ensinam que "o coração do ser humano pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor".

Isso nos leva a refletir que há momentos na vida em que nossos projetos precisam ser reajustados, refeitos ou mesmo apenas pausados por um certo tempo até que se realizem plenamente.

A vida é dotada de rotas traçadas e repentinas viradas de leme e é justamente esse o panorama que vivenciamos atualmente. Nosso leme foi virado e precisaremos nos reinventar, nos refazer, repensar os caminhos que estávamos escolhendo.

É tempo de novas ideias, novas formas de fazer o que estamos habituados a realizar, com a mesma excelência e dedicação.

Diante disso, nosso desejo é inspirar nossos alunos a permanecerem! Não desistirem de seus sonhos enquanto estudantes, guardando a esperança de que tudo vai passar, de que em breve nossos calorosos abraços e alegres sorrisos se encontrarão novamente pelas manhãs e tardes em nosso amado colégio.

E, para que nossa história continue sendo escrita, vamos às práticas diárias que nos manterão saudáveis em todos os âmbitos.

Sugestões de boas práticas diárias:

1 - Vamos tentar manter uma rotina parecida com a que tínhamos, com algumas adaptações, é claro! O que você acha de acordar logo pela manhã e já começar a planejar o seu dia? (Não precisa ser muito cedo, mas também, não vamos deixar a preguiça nos vencer).

2 - Aproveite suas manhãs para tomar um café ou um chocolate quentinho em família!

3 - Não fique de pijama o dia todo! Troque de roupa, escove os dentes, lave o rosto e, após o café, separe algumas horas para se dedicar aos estudos! Observe os materiais que foram disponibilizados pelos professores, faça tarefas, leia os capítulos de seus livros.

4 - Dê um intervalo para seu almoço. Estabeleça horários durante sua semana. Organização e planejamento te ajudarão a ter uma rotina sem se cansar de estar em casa.

5 - Faça uma tabelinha incluindo os dias da semana na linha superior e os horários do seu dia numa coluna à esquerda. Nos espaços livres à direita registre pequenas tarefas com hora marcada para cada dia da semana.

6 - Dedique o contraturno das atividades não presenciais para estudar mais um pouquinho, revisar ou dar continuidade ao que já foi visto pela manhã, colocar alguma matéria em dia.

7 - Alterne sua forma de estudar! Você pode fazer resumos escritos ou gravar áudios para ouvir depois como podcast por exemplo. Faça desenhos ou mapas mentais, assista a alguns vídeos que tenham a ver com o conteúdo estudado. Se houver filmes que ilustrem, também é uma boa opção.

8 - Façam grupos de estudos virtualmente por meio de ferramenta de vídeo. Combinem com os colegas para estarem online nas plataformas como Skype, por exemplo, e estudem juntos tirando dúvidas e explicando o que aprenderam.

9 - Após os estudos aproveite o tempo em família para brincadeiras e jogos de tabuleiro, adedanha, mímicas, dentre outros. Leia livros, vejam filmes juntos, façam atividade física em casa mesmo, criem receitas novas e aproveitem cada oportunidade para aprender e ensinar um pouquinho mais.

10 - Ao final do dia, após um banho refrescante, jantem ou lanchem em família e não esqueçam de fazer suas orações agradecendo a Deus pelo dia e pedindo pelos necessitados e enfermos.

11 - Não esqueçam que estamos aqui para o que precisarem!

Desejamos a todos que usufruam desse novo tempo com suas famílias, com hábitos saudáveis, com muito estudo e, principalmente, guardando a fé nos corações!

Flavia Gomes - Psicopedagoga

Galeria de Fotos - Exibindo de 0